Red Bull

A Red Bull é líder global na fabricação e vendas de bebidas energéticas. A sede da Red Bull está localizada em Fuschl am See, próximo de Salzburg, Áustria. A marca mais reconhecível da empresa é o Red Bull em lata. Aproximadamente 4 bilhões de latas de Red Bull são vendidas em 160 países ao redor do mundo anualmente. Em 2012, a Red Bull vendeu 5,2 bilhões de latas, o que representou um aumento de 12,8% em relação a 2011.

Em 2012, a empresa decidiu estabelecer uma cooperação com a COMARCH, com o objetivo de lançar a Distribuição Online Comarch SFA e o Suporte de Vendas Online Comarch SFA abrangentes. O sistema integrado fornecerá o relatório regular de informações sobre os estoques de almoxarifado e revenda para clientes de varejo a partir da rede de distribuidores externa da Red Bull. O sistema abrange mais de 160 locais (almoxarifados) e mais de 50 distribuidores.

 

Solução implementada

Comarch SFA Distribuição Online


Aplicativo web que relata automaticamente os dados sobre vendas e estoques de almoxarifado

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A situação antes da contribuição dos sistemas Comarch

A Red Bull está constantemente se esforçando para otimizar seu desempenho e aumentar os resultados de seus parceiros de negócios. A fim de dar suporte ao funcionamento de toda a rede de vendas e construir uma vantagem competitiva, é necessário ter acesso contínuo aos dados atuais no estoque de almoxarifado dos distribuidores e da revenda de produtos no mercado de varejo. Até o momento, a Red Bull utilizou o sistema de classe SFA original, que forneceu suporte aos representantes de vendas e permitiu o gerenciamento de seu trabalho. Os dados de revenda foram baseados nas declarações recebidas dos representantes e, desse modo, limitadas ao sell-in. É então que o fabricante encontrou um obstáculo ,a saber, descobrindo ser impossível realizar todos os pedidos feitos no sistema, devido à falta de disponibilidade de alguns dos itens selecionados no estoque de um distribuidor. Portanto, a Red Bull decidiu simplificar os canais de contato com os distribuidores que utilizou até hoje (telefone, fax e e-mail) de modo a ter acesso contínuo aos dados atuais, o que tornará mais fácil analisar as necessidades e potencial dos parceiros, e responder mais rapidamente às mudanças que ocorrem no mercado. Há também uma necessidade de se integrar com os sistemas externos dos distribuidores, a fim de se certificar de que os representantes tenham acesso aos dados de estoque atuais e para minimizar o número de pedidos não processados.

 

A solução

A Distribuição Online Comarch SFA é uma solução ideal, expansível para as necessidades do negócio do produtor, o que possibilita a integração dos sistemas de transação de todos os distribuidores em uma plataforma de relatórios central. Com a comunicação e relatórios gerenciados pelo Suporte de Vendas Online Comarch SFA, a Distribuição Online Comarch SFA fornece a manutenção abrangente de todos os processos que ocorrem no departamento de vendas de uma empresa. Os serviços a seguir são, de fato, realizados através do sistema de Distribuição Online Comarch SFA:

  • Plataforma central para a troca de documentos eletrônicos
  • Integração com os sistemas de transação dos distribuidores
  • Integração com o sistema SAP central da Red Bull na Áustria e fornecimento do sistema com dados processados a partir do canal de vendas tradicional na Polônia
  • Integração com o sistema SFA da Red Bull
  • Padronização de códigos de produtos e contratados entre os sistemas SAP da Red Bull e aqueles dos distribuidores
  • Gerenciamento remoto de dados relatados a partir dos sistemas financeiros e de contabilidade dos distribuidores
  • Revisão qualitativa de dados relatados pelos distribuidores
  • Suporte técnico central e Call Center dedicado

 

A situação antes do endosso

A principal vantagem de implementar a Distribuição Online Comarch SFA e o Sistema de Suporte de Vendas Online Comarch SFA na Red Bull foi lançar um relatório automático e regular das informações de mercado cruciais para a Red Bull.

O objetivo do projeto é obter acesso aos dados de revenda e dados de estoque de almoxarifado para os produtos da Red Bull nos distribuidores. Devido a essas informações e sua integração com o Sistema SFA da Red Bull, os representantes de vendas de área da Red Bull podem gerar pedidos sem temores de que eles não pudessem ser processados por estarem fora de estoque. Graças ao Suporte de Vendas Online da Comarch SFA, o relatório e automático e acontece diariamente, motivo pelo qual a Red Bull tem acesso contínuo e pontual às informações de mercado atuais. Os processos para correspondência e deduplicação de dados relacionados a produtos e contratados utilizados no projeto, permitem a eliminação de todos os problemas relacionados com a nomenclatura variada entre a Red Bull e seus distribuidores.

O acesso direto às informações de revenda oferece a construção de análises complexas que ilustram a distribuição dos produtos Red Bull no canal de vendas tradicional. Com base nos relatórios atualizados sobre o estoque de almoxarifado dos distribuidores, a Red Bull pode gerenciar efetivamente seus processos logísticos, de fabricação e estoques de almoxarifado. Os relatórios de revendas também informam regularmente o produtor sobre os resultados das campanhas de marketing. A Red Bull pode ver o potencial de vendas de seus distribuidores e, portanto, definir os planos de metas individuais para a maximização do sell-out.

Integrar a Distribuição Online Comarch SFA com o sistema móvel utilizado pela Red Bull significa que o estoque de almoxarifado dos distribuidores pode ser exibido nos dispositivos móveis. Determinar as informações sobre o sell-out de produtos, juntamente com o processamento de pedidos através da rede móvel fornece à Red Bull uma oportunidade de

testar o nível do processamento de pedidos. Graças à Distribuição Online Comarch SFA endossada, os representantes de vendas podem ser responsabilizados pelas vendas reais para o varejo em vez de pedidos declarados para os distribuidores. As informações sobre os pedidos das aplicações móveis, em oposição à revenda dos distribuidores, permitiram que a Red Bull identificasse pontos de venda de varejo em que seus representantes não entraram.

A transferência de relatórios eletrônicos permitiu que a Red Bull reduzisse seus gastos em relação aos materiais de escritório, e liberasse outros recursos, por exemplo, pessoas responsáveis pela cópia de faturas ou explicar qualquer inconsistência

 

Vantagens

A Red Bull atendeu ao desafio do mundo contemporâneo ao desenvolver ativamente processos comerciais utilizando as melhores práticas e soluções mais recentes. A implementação da Distribuição Online Comarch SFA e Suporte de Vendas Online Comarch SFA beneficiou a Red Bull, entre outros, nas seguintes áreas:

  • Comunicação aprimorada com os distribuidores
  • Minimização do fenômeno do “taco de hóquei” (hockey stick phenomenon)
  • Responsabilizar os representantes da Red Bull pelas vendas concretas
  • Melhor planejamento de produção e logística aprimorada
  • Melhores processos de fluxo de caixa - Maior satisfação dos parceiros comerciais
  • Barganha com distribuidores para a revenda efetiva
  • Relatórios eletrônicos
  • Eliminação de erros relacionados com o processamento de documentos manual
  • Trabalho dos representantes de vendas com base no estoque real de almoxarifado

 

“Estamos procurando ferramentas que nos possibilitarão construir uma vantagem competitiva por um tempo; para o tipo de ferramentas que nos ajudaria a obter informações que poderiam se traduzir em um negócio mais efetivo para a Red Bull e para nossos parceiros de negócios. Nossa escolha de uma solução de TI que garanta informações sobre a revenda de distribuidores para o varejo e o estoque de almoxarifado atual foi precedida por uma análise completa de nossas necessidades, confrontado com as possibilidades técnicas que o mercado oferece. A solução que escolhemos deve aumentar nosso desempenho e fazer subirem os números alcançados por nossos parceiros de negócios“

 

Wojciech Kosmalewski, Diretor de Vendas, Red Bull Spółka z o.o.

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