Programas de fidelização sustentáveis no Brasil: Tendências, Previsões e Dicas Práticas

A sustentabilidade é (ou deveria ser) um dos principais ingredientes de qualquer estratégia de fidelização bem-sucedida em todo o mundo, mas especialmente na América Latina. Os consumidores brasileiros estão priorizando cada vez mais as marcas com consciência ecológica e exigindo mais das empresas em termos de responsabilidade ambiental. Como resultado, as marcas precisam se adaptar.
Nosso recente relatório Customer Loyalty Predictions 2025 and Beyond, baseado em pesquisas e dados de mercado aprofundados, mostra claramente essas expectativas. Vamos dar uma olhada mais de perto em como a sustentabilidade se encaixa na fidelização do cliente na América Latina.
Consumidores cada vez mais conscientes da América Latina
À sombra da crise climática, a sustentabilidade está se tornando rapidamente um dos principais fatores nas decisões de compra. De fato, 73% dos consumidores brasileiros afirmam considerar a sustentabilidade ao fazer compras, quase 10 pontos percentuais a mais do que a média global. Além disso, mais de 48% deles afirmam que os esforços de sustentabilidade de uma marca influenciam suas decisões de compra, em comparação com apenas 34% da população global, ressaltando ainda mais a crescente importância de escolhas conscientes no Brasil.
As marcas no Brasil têm agora uma oportunidade significativa de atrair clientes preocupados com o meio ambiente incorporando incentivos sustentáveis. Em 2025, 40% dos clientes brasileiros estão altamente interessados em ver recompensas focadas na sustentabilidade como um recurso nos programas de fidelização, em comparação com 31% da média global.
A oferta de iniciativas sustentáveis e opções mais ecológicas, como embalagens retornáveis, produtos com eficiência energética ou programas de compensação de carbono, também pode promover conexões mais profundas com os compradores. É mais provável que os consumidores permaneçam fiéis às marcas que refletem seus próprios valores, criando um senso de parceria em que tanto o cliente quanto a marca trabalham em prol de um objetivo compartilhado.
A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante para a fidelização do cliente na América Latina, mas não é a única consideração. As marcas que combinam com sucesso práticas sustentáveis, experiências personalizadas e preços competitivos, criarão conexões duradouras com os consumidores latino-americanos. Luiz Felipe Paveloski Caper, Business Director da Comarch LATAM
Os consumidores esperam cada vez mais que os programas de fidelização estejam alinhados com seus valores, como sustentabilidade e práticas éticas. As recompensas por comportamentos ecologicamente corretos, como reciclagem, compra de produtos sustentáveis e doações a causas beneficentes, se tornarão mais frequentes. Leonardo Del Campo, Consulting Director da Comarch LATAM
Preferências do consumidor: Quais iniciativas sustentáveis são mais importantes?
Os recursos de sustentabilidade em um programa de fidelização e suas recompensas são importantes para 69% dos consumidores brasileiros. No entanto, como saber quais iniciativas sustentáveis realmente importam para os clientes? As preferências dos brasileiros por iniciativas específicas de sustentabilidade refletem de perto as tendências globais.
Prioridades sustentáveis na perspectiva dos consumidores brasileiros
- Redução de resíduos plásticos (ex. embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis) - 37,65%
- Renunciar a serviços incluídos desnecessários (ex. nota fiscal em papel, talheres descartáveis, toalhas extras, limpeza diária de quarto etc.) - 24,71%
- Uso de energia renovável (por exemplo, energia solar ou eólica) para operar lojas, armazéns e caminhões - 16,47%
- Consumo de alimentos e roupas de origem orgânica (como café, frutas, algodão, borracha etc.) - 7,35%
- Incentivo a programas de plantio de árvores ou de compensação de carbono, ao realizar compras ou viajar - 7,65%
- Participação em programas de devolução, reciclagem ou "troca" de produtos usados (por exemplo, aceitação de roupas velhas, tênis ou eletrônicos para reciclagem) - 5,59%
Quando falamos de especificidades na América Latina, há uma mudança em evolução no que diz respeito ao comportamento do cliente, marcada por um foco crescente em práticas ambientais, especialmente no Brasil, onde quase metade dos consumidores está mais interessada em sustentabilidade, dando maior ênfase a iniciativas direcionadas, e as marcas que se alinham a essas prioridades não apenas atendem às expectativas do cliente, mas também desempenham um papel significativo no apoio a ele. Leonardo Del Campo, Consulting Director da Comarch LATAM
Sustentabilidade e fidelização duradoura na América Latina
Os esforços ou recursos sustentáveis nos programas de fidelização estão se tornando um padrão para as marcas modernas e podem influenciar muito a fidelização à marca a longo prazo. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação ao meio ambiente, suas decisões de compra são moldadas por marcas que se alinham com seus valores. De fato, 71% dos brasileiros têm maior probabilidade de aderir a um programa de fidelização de uma marca que prioriza a sustentabilidade, em comparação com 63% dos entrevistados internacionais. Essa preferência também se estende à retenção de clientes:
Consumidores que trocaram de marca por questões sustentáveis
Esse comportamento dos clientes se traduz diretamente em lucros - os compradores latino-americanos estão dispostos a pagar até 67% mais por produtos e serviços mais ecológicos, em comparação com 63% dos consumidores internacionais.
Perspectivas por gerações sobre sustentabilidade no Brasil
As exigências sustentáveis repercutem em todos os grupos demográficos da América Latina, mas diferentes gerações se envolvem com elas de maneiras distintas. Os consumidores mais jovens, especialmente a Geração Z (54%) e os Millennials (62%), têm uma probabilidade significativamente maior de mudar para marcas com forte compromisso com a sustentabilidade ou de permanecerem fiéis a elas.
A geração X adota uma abordagem mais prática, com 42% priorizando iniciativas como a redução de resíduos plásticos, uma preferência que supera as gerações mais jovens. Os Baby Boomers mostram uma divisão interessante - enquanto 56% dizem que valorizam a sustentabilidade, apenas 32% realmente escolheram uma marca por causa disso, e eles são os menos propensos a pagar mais por produtos sustentáveis (apenas 36%).
Essas diferenças mostram a importância de estratégias de sustentabilidade personalizadas. A marca ecologicamente consciente pode atrair fortemente os consumidores mais jovens, enquanto as demais gerações podem precisar de benefícios mais tangíveis ou incentivos práticos para promover um engajamento real.
Green Loyalty: O que é e como implementá-lo
Um programa de fidelização sustentável incentiva os compradores a escolherem produtos e serviços sustentáveis, por meio de pontos, cashbacks ou prêmios. Ou então oferece recompensas que reflitam comportamentos sustentáveis. Uma marca que o incentiva a ser melhor faz com que você se sinta melhor. Isso fortalece o envolvimento do cliente e promove a fidelização de longo prazo.
6 ideias sustentáveis para programas de fidelização
Programas de fidelização sustentáveis na América Latina por setor
Independentemente do setor, a integração da sustentabilidade em um programa de fidelização beneficia tanto o meio ambiente quanto o relacionamento com o cliente. Veja a seguir ideias para diferentes setores:
- Postos de combustíveis: Recompense o carregamento de veículos elétricos, ofereça pontos para a reciclagem de embalagens de combustíveis ou doe uma parte das compras para causas ambientais.
- Moda: Incentive as compras de coleções sustentáveis, recompense os clientes por reciclarem roupas usadas ou ofereça descontos em itens recondicionados.
- Alimentos: Ofereça descontos pelo uso de embalagens recicladas ou retornáveis, oferte produtos locais e orgânicos, ou incentive a compra de alimentos próximos ao vencimento para reduzir o desperdício.
- Turismo: Recompense os viajantes pelo uso de transporte de baixo impacto ambiental, ofereça incentivos para escolhas de viagens ecológicas e turismo sustentável, ou ofereça descontos para viagens em grupo para reduzir as emissões de carbono.
- Tecnologia: Incentive a reciclagem de lixo eletrônico com vantagens de fidelização, ofereça descontos em dispositivos com baixo consumo de energia ou recompense os clientes por optarem por um faturamento sem papel.
Por meio de práticas inovadoras e conscientes, os programas (de fidelização das companhias aéreas) podem contribuir de várias maneiras para a preservação do meio ambiente. Por exemplo, oferecendo aos membros a possibilidade de resgatar pontos para produtos e serviços ecologicamente corretos, permitindo que os clientes usem seus pontos para fazer doações a organizações que trabalham para a conservação ambiental e implementando opções para que os membros usem seus pontos para compensar as emissões de carbono de seus voos. Além disso, os programas de fidelização podem ser usados como uma plataforma para educar os passageiros sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Raffael Fappiano Neto, Product & Project Manager da Azul Linhas Aéreas
O futuro dos programas de fidelização no Brasil é verde
A sustentabilidade é uma expectativa, especialmente na América Latina, onde um número significativo de consumidores a considera em suas decisões de compra. À medida que mais e mais compradores procuram marcas que se alinham com seus valores, os programas de fidelização sustentável oferecem uma maneira poderosa de atender a essa demanda. Seja na moda, no combustível ou até mesmo nas companhias aéreas, as iniciativas voltadas para a sustentabilidade podem ser integradas em praticamente qualquer setor, impactando o meio ambiente e seus resultados financeiros.
Nosso relatório Customer Loyalty Predictions 2025 and Beyond fornece insights ainda mais detalhados sobre as preferências de sustentabilidade, personalização e IA em diferentes regiões e gerações.