Previsões sobre Fidelização de Clientes no Brasil para 2025

Joanna Witsch, Consultora Sênior de Negócios em Fidelização, e Łukasz Dubiel, Diretor de Consultoria de Soluções de Fidelização na Comarch, recentemente participaram do podcast Let’s Talk Loyalty com Paula Thomas, para apresentar o relatório Customer Loyalty Predictions 2025 and Beyond - um estudo global criado em colaboração com a Global Loyalty Organisation, que explora o futuro da fidelização de clientes.
Principais Tendências em 2025
Neste episódio, Joanna e Łukasz compartilharam insights sobre como a Inteligência Artificial (IA), a Hiperpersonalização e a Sustentabilidade estão moldando o futuro dos programas de fidelidade, com descobertas-chave que certamente influenciarão as estratégias nos próximos anos. Eles também enfatizaram que a IA está ajudando as marcas a entregar ofertas direcionadas de maneira mais eficiente
Assista o trecho abaixo:
Insights sobre a Fidelidade do Cliente no Brasil
Personalização: Fator-Chave na Fidelização de Clientes
De acordo com o estudo global, os brasileiros estão inscritos, em média, em 14 programas de fidelidade, número significativamente superior à média global de 10 programas.
Joanna ficou particularmente surpresa com esse dado e enfatizou que o Brasil é um mercado relevante, oferecendo a cada ano mais oportunidades para programas de fidelidade.
Ela destacou que, especialmente para mercados em rápido crescimento como o Brasil, a personalização será fundamental para o sucesso desses programas. Isso é evidenciado pelo fato de que 71% dos brasileiros entrevistados valorizam ofertas personalizadas, descontos e recomendações de programas de fidelidade.
Canais de Comunicação Mais Relevantes no Brasil
Entrar em contato com os membros através do portal do programa de fidelidade não é o suficiente. O estudo mostrou que os consumidores brasileiros esperam ser alcançados por múltiplos canais, com a maioria preferindo ser contatada via aplicativos móveis como o WhatsApp.
Paula destacou essa descoberta durante o podcast e enfatizou que, em mercados grandes e competitivos como o Brasil, a inovação é muito valorizada e os consumidores esperam ainda mais avanços de seus programas de fidelidade.
Este episódio também abordou:
- O papel da IA na fidelização - por que a orientação humana ainda é essencial
- Por que os consumidores no Brasil pertencem, em média, a 14 programas, enquanto a média global é 10
- Como os mercados de fidelização diferem ao redor do mundo e o impacto da LGPD nos programas brasileiros
- Se a sustentabilidade ainda é uma prioridade e como ela se encaixa nas estratégias de fidelização
- O que torna um programa de fidelidade favorito—e se um programa "perfeito" realmente existe
Assista ao episódio completo do Let’s Talk Loyalty para explorar esses insights e muito mais.
Procurando mais fatos e estatísticas?
À medida que a indústria se prepara para o futuro, o relatório Customer Loyalty Predictions 2025 oferece insights cruciais sobre as demandas em evolução dos clientes e o papel da tecnologia em atender essas expectativas.