Desafios comerciais
Os principais objetivos estabelecidos para os badges TrueBlue foram:
- Aumentar a fidelidade dos clientes da companhia aérea (fidelidade 3.0: recompensar, interagir, engajar)
- Envolver clientes com o uso de mecanismos de gamificação
- Coletar dados valiosos sobre clientes e sobre o seu comportamento
- Educar e orientar membros por meio do programa TrueBlue
A prioridade da JetBlue era criar e implementar um programa compacto de gamificação com regras simples, mas que tivesse bastante poder de engajamento e envolvimento ao mesmo tempo.
Regras do programa
Cadastrar-se no TrueBlue Badges é extremamente fácil. O novo usuário precisa se registrar em sua conta TrueBlue e realizar um tutorial rápido, após o qual recebem a oportunidade de participar dos Badges.
O programa de fidelidade foi enriquecido com a introdução da abordagem personalizada aos clientes.
Cada usuário tem sua área própria e exclusiva dentro do portal, personalizado com um avatar e configurações. A página de perfil do usuário mostra seu progresso, as tarefas concluídas e os badges obtidos. Ele também classifica o usuário em um ranking, para que possam ver sua posição em relação a amigos, ou mesmo a todos os membros dos Badges TrueBlue.
Todos os voos são registrados e mostrados nos perfis do usuário, em um mapa personalizado. O mapa é interativo e o usuário também pode receber um badge para voar a um destino específico (como exemplo, Flórida ou Nova York). Essa é uma ferramenta de rastreamento e pode-se salvar um registro de voos e compartilhá-lo via redes sociais.
Todas as atividades geradas pelo usuário no portal podem ser compartilhadas pelas redes sociais mais populares, como Facebook e Twitter. Este tipo de ação é premiado com um badge extra, para incentivar a participação em redes sociais. Além disso, alguns dos badges premiam os usuários com pontos extras de fidelidade.
Benefícios
Os benefícios mais importantes que a JetBlue adquiriu graças à cooperação com a Comarch e a implementação da solução da TrueBlue Badges são:
- integração com sistemas externos como CLM e SSO
- informações sobre as preferências dos clientes,
- promoções flexíveis e variadas para badges e pontos,
- ofertas específicas para cada cliente, com base em suas preferências e última atividade, como reserva, busca ou histórico de transações,
- análises detalhadas de informações do membro para ideias de negócios,
- processamento em tempo real das atividades dos usuários,
- atribuição automática de pontos e badges,
- interface simples e amigável para o usuário,
- retorno de avaliações focadas e personalizadas para usuários, na forma de comunicações.