Netia escolhe o OSS da Comarch para Gerenciamento de Rede
A Netia, uma das maiores operadoras de telecomunicações da Polônia, escolheu o Comarch Fault Management – sistema central para monitoramento de rede. O sistema implementado permite que as empresas de telecomunicações detectem de imediato os problemas de rede e incidentes de serviços, possibilitando uma reação imediata e eliminando o impacto das falhas de rede na experiência do cliente. O contrato foi assinado em junho de 2017.
A aquisição do sistema Comarch Fault Management faz parte de um projeto de internalização do gerenciamento de rede. A Netia atualmente utiliza uma solução analógica de outro fornecedor líder em OSS. A decisão da Netia de voltar a autogerir sua infraestrutura de rede visa melhorar a eficácia e a agilidade de suas operações, o que deverá traduzir-se em uma maior satisfação do cliente.
Os clientes de hoje são muito exigentes e esperam receberem a mais alta qualidade de serviço. Esse foi um fator importante na nossa decisão de otimizar e gerir de forma independente o nosso centro de operações de rede. A autogestão da rede também exige a nossa própria solução de Fault Management de ponta. O protótipo do sistema (PoC – Proof of Concept) demonstrado pela Comarch foi melhor e mais convincente do que as soluções de outros concorrentes. A empresa também cumpriu todos os requisitos da demonstração em tempo real. Juntamente com nossa confiança na Comarch, resultante da execução bem sucedida do projeto BSS e OSS no passado, esses fatores determinaram nossa decisão de colaborar com a empresa em um projeto de otimização de rede, diz Marcin Palkowski, Diretor da Network Infrastructure Maintenance da Netia.
O ambiente tecnológico das provedoras de serviços de telecomunicações está mudando dinamicamente. Isso está relacionado à necessidade de adaptar constantemente os produtos e serviços oferecidos a padrões de mercado cada vez mais elevados. Sendo uma empresa com muitos anos de experiência no setor de telecomunicações, a Comarch atende a essas expectativas, melhorando continuamente a qualidade de sua oferta de software e criando novos sistemas de suporte para gerenciamento de rede. Um desses produtos é o sistema Fault Management, que tivemos o prazer de apresentar à Netia. Com a colaboração dos funcionários da Netia, esclarecemos os requisitos da solução e introduzimos um conceito bem pensado para a otimização do gerenciamento de rede. O cliente reagiu positivamente ao nosso sistema e estamos satisfeitos com a confiança depositada em nós para a implementação de um software de Fault Management moderno, diz Paweł Workiewicz, Diretor da Unidade de Integrated Assurance e Analytics Business da Comarch.
Graças à forte experiência da Comarch na integração de soluções para gerenciamento de falhas, a implementação será concluída nos próximos seis meses. Esta não é a primeira vez que as duas empresas cooperaram entre si. A operadora já utiliza o Comarch Field Service Management e o Comarch InterPartner Billing System.
Sobre a Netia
A Netia oferece soluções on-line abrangentes e fáceis de usar, além de entretenimento multimídia. Seus serviços destinam-se a clientes privados, empresariais e institucionais.
O Netia Group é um dos maiores operadores poloneses de telecomunicações. No total, emprega quase 2 mil pessoas em 70 locais em toda a Polônia. O Capital Group é formado por, entre outros, Netia S.A., Internetia Sp. z o.o., Telefonia Dialog Sp. z o.o., Petrotel Sp. z o.o., TK Telekom Sp. z o.o.
A Netia (como R.P. Telekom) foi estabelecida no início dos anos 90 por um grupo de empreendedores poloneses - entusiastas, apoiados por investidores americanos do mercado de telecomunicações. Inicialmente, a Netia oferecia serviços de voz e foi expandindo gradualmente sua oferta com transmissão de dados, acesso à Internet de banda larga ou televisão digital paga, entre outros.
Desde 2000, as ações da Netia são listadas na Bolsa de Valores de Varsóvia. A maioria das ações são de propriedade de investidores poloneses (Mint of Poland, FIP 11 FIZ Fund, Nationale-Nederlanden Open-End Pension Fund, Aviva Open-End Pension Fund, "Golden Autumn" Open-End Pension Fund).
A rede de fibra óptica da Netia tem aproximadamente 20 mil quilômetros de extensão e liga as redes metropolitanas do grupo em mais de 50 cidades, além de fornecer uma dúzia de conexões internacionais independentes. O número de elementos de rede (edifícios, gabinetes, etc.) que pertencem ao Grupo Netia excede 30 mil, com mais de 81 nós de rede.
Estima-se que a Netia atinja mais de 70% dos prédios de escritórios das classes A e B na Polônia e mais de 2,5 milhões de instalações estão dentro do alcance da própria rede de acesso da empresa.
Um terço dos links de propriedade da Netia já permite a transmissão de dados a uma velocidade superior a 100 Mb/s. No âmbito do projeto “Rede do século XXI”, até 2020 toda a rede da Netia terá sido completamente modernizada para atender o padrão de fibra óptica.