Para melhorar os processos de gerenciamento de oferta e o prazo de comercialização , além de permitir que os gerentes de marketing e produto gerem novos serviços de modo rápido e fácil, a Comarch assumiu uma abordagem que levaria a uma reutilização do serviço e automatização dos processos de gerenciamento de produto.
Para auxiliar nessa abordagem, a Comarch propôs que a arquitetura de TI gerasse catálogos de produtos e serviços centralizados e pré-integrados, estrategicamente posicionados no coração do ambiente BSS/OSS. A expectativa era permitir de modo simples o alinhamento dos negócios aos aspectos técnicos das ofertas e levar todo o sistema de TI sendo acionado pelas necessidades de negócios definidas. Isso permitirá uma rápida reação às constantes alterações do mercado, realizando modificações nas ofertas existentes de forma mais eficiente (mais simples, mais rápido e mais barato).
Com a meta final de melhorar a experiência dos seus clientes comerciais, uma operadora européia Tier 1 decidiu assumir uma transformação multimercado ambiciosa, incluindo três diferentes mercados.
O desafio foi fornecer novos serviços aos clientes comerciais em todos esses mercados de forma mais rápida e mais barata, aliados a uma abordagem de oferta de mercado específica e individualizada, e, dessa forma, garantir valor agregado real às empresas. Além disso, uma vez que os serviços digitais fornecidos às empresas são compostos de eventos fornecidos pela operadora e por terceiras,
a solução necessária para garantir que as capacidades dos parceiros possam ser facilmente adicionadas ao catálogo de produtos da própria operadora.
Para encarar esses desafios, a operadora precisou apresentar uma solução que melhor se adequasse às condições do projeto, uma que garantisse a flexibilidade necessária para gerenciar tudo a partir de um só lugar.
A operadora estava procurando apresentar uma solução BSS/OSS tipo “umbrella” que suprisse três mercados diferentes (países) com suas próprias ofertas de produtos para clientes comerciais.
Para auxiliar nos objetivos da operadora, o sistema implementado incluiu nas seguintes funcionalidades:
O faturamento flexível de clientes comerciais cobre a oferta de preços negociáveis, fazendo com que o faturamento seja dividido e personalizado, e que tenha flexibilidade o bastante para permitir a adequação das ofertas às necessidades específicas do clientes. A abordagem direcionada por catálogo do projeto incluiu uma faixa de componentes de serviço altamente reutilizáveis que são utilizados para automatizar a realização dos processos. A ideia é que as economias no tempo de comercialização e outros benefícios operacionais sejam obtidas graças a isso.
A apresentação de uma entrega direcionada por catálogo (com um produto integrado e catálogo de serviço) acabou sendo um fator de êxito, vital para alinhar negócios e aspectos técnicos do projeto do produto. Além disso, a capacidade de utilizar os recursos que se encontram em sistemas legados permitiu que a transformação fosse executada em uma abordagem por meia de fases, evitando altos custos iniciais em uma abordagem revolucionária.
A arquitetura da solução é centralizada em dois elementos, que impulsionam todos os processos:
Ganho de eficiência no processamento de pedidos até entrega completa
Ganho de automação em ordens de serviço de banda larga B2B
Operações de TI comuns graças a uma única instância para uma solução multinacional
Please wait
Nos conta das necessidades do deu negócio. Nós vamos achar o produto perfeito para o seu desafio.