Estudo de caso da Telefônica

Implementação do Comarch NGNP em Filiais da Telefónica na América Latina

A Telefónica é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo em termos de capitalização de mercado e número de clientes, com oferta abrangente e qualidade de conectividade entregues em redes fixas, móveis e de banda larga ao redor do mundo. Como uma empresa em crescimento, nos orgulhamos em fornecer uma experiência diferencial baseada tanto em nossos valores corporativos, como em posicionamentos públicos que defendem os interesses do cliente.

A empresa tem uma presença significativa em 21 países e tem mais de 349 milhões de acessos em todo o mundo. A Telefónica possui forte atuação na Espanha, em outras partes da Europa e na América Latina, onde a empresa concentra uma parte importante
de sua estratégia de crescimento. Desde 2003, a Comarch colabora com a Telefónica Alemanha no seu Gerenciamento de Rede de Transporte e Planejamento Tático. 

O Desafio

Nos últimos anos, a Telefónica vem enfrentando um crescimento exponencial do tráfego nas redes de transporte, resultando em um aumento significativo nos investimentos em redes e operações e, portanto, na complexidade. Em 2015, a Telefónica lançou um novo programa, denominado TOP (Programa de Otimização de Transportes) com o objetivo principal de otimizar a rede atual e garantir um crescimento eficiente para futuras redes de transporte, levando em conta todas as partes interessadas (dispositivos de rede, processos operacionais, OSS, organização, etc.).

A infraestrutura de rede multifornecedora e multitecnológica da empresa na América do Sul é atualmente gerenciada por uma infinidade de sistemas legados. Isso acarreta em maiores custos e desafios no gerenciamento de rede, mas também provoca discrepâncias entre os dados nos sistemas e na rede ativa. A Telefónica procura minimizar as discrepâncias entre a rede ativa e os dados representados em OSS (sistemas de suporte operacional), a fim de acelerar os processos de planejamento da rede e encurtar o tempo de implementação de novos recursos no mercado.

Espera-se que a nova solução de OSS ofereça maior sincronização de dados com a rede em um ambiente simples e eficaz que reduza o custo de criação e operação da rede de transporte. A empresa também pretende ter uma única ferramenta para gerenciamento de inventário e reconciliação, em vez de várias ferramentas. O outro objetivo do projeto é documentar e otimizar os processos de negócios na área de operações e engenharia. O projeto envolve também a transformação organizacional de acordo com o processo de gestão de mudanças.

Com base nisso, os grandes desafios da Telefónica estão alinhados à implementação das novas ferramentas do Comarch Next Generation Network Planning, ou seja, o processo de transformação organizacional e tudo que lhe diz respeito: gestão de mudanças e redefinição de processos internos.







A Abordagem

O objetivo do projeto é atender, de forma holística, às necessidades e exigências da Telefónica em cinco países da América Latina. Para enfrentar esse desafio, a Comarch oferece uma solução baseada em framework composta por quatro módulos conectados.

O Comarch OSS responderá às necessidades da Telefónica de forma eficaz e garantirá à empresa uma visão abrangente e atualizada de suas redes.

A solução também responde aos requisitos de um ambiente multifornecedor e multitecnológico, permitindo a integração de várias fontes de dados. Graças a uma visão detalhada da rede, os OBs envolvidos terão a oportunidade de planejar e configurar sua rede de forma mais eficiente, diminuindo não apenas os custos operacionais (OPEX), mas também otimizando os investimentos em rede (CAPEX).

O contrato foi assinado em 2015. Levando em conta a complexidade do projeto, as mudanças estão sendo implementadas de forma gradual e o processo de transformação de todo o território da Telefónica na América Latina ainda está em andamento. A conclusão da implementação está prevista para acontecer no quarto trimestre de 2017. 

Soluções Implementadas

A Solução

A solução COTS (commercial-off-the-shelf) consiste dos seguintes componentes:

Comarch Next Generation Network Planning, que apoia o planejamento de estratégias de rede, bem como o gerenciamento de processos de otimização e planejamento de redes de telecomunicações de forma eficiente. O módulo permite maior agilidade e capacidade de resposta devido à sua habilidade de simplificar recursos e adapta-los à evolução da demanda.

O Comarch Network Inventory é o centro da solução que permite o armazenamento de dados completos sobre a gestão de todos os recursos de rede, assim facilitando a transição para uma rede multifornecedora ou de multidomínio. O módulo assegura não só uma visão final das redes, mas também permite a utilização de recursos existentes a serem melhorados e novos recursos a serem planejados.

O Comarch Auto-discovery & Reconciliation está pré-integrado com o Comarch Network Inventory. O módulo permite a resolução automática e manual das discrepâncias encontradas. Graças ao rápido feedback da rede, não só ciclos de otimização são reduzido, mas também atualizações de rede.

O Comarch Configuration Management permite o planejamento completo do processo de atendimento de ponta-a-ponta e a configuração de rede com base nos dados mais atualizados. O módulo está totalmente integrado ao Comarch Auto-discovery & Reconciliation e ao Comarch Network Inventory.

Graças à multiplicidade de funcionalidades, o Comarch Next Generation Network Planning é um passo importante em direção ao gerenciamento de processos de planejamento e otimização de redes do Grupo Telefónica.

As soluções de OSS da Comarch serão implementadas em cinco filiais da Telefónica na América Latina e os procedimentos complementares serão reutilizados em toda a Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Brasil.

Resultados Esperados

Os principais objetivos do projeto consistem em obter economia de custos na criação e operação da rede de transporte e encurtar o tempo implantação de novos recursos no mercado.

Este resultado será alcançado graças à otimização de rede complexa:

  • Ao realizar a migração de vários sistemas legados de OSS para uma única solução de OSS, a Telefónica poderá reduzir os custos no gerenciamento de rede. As economias de custos adicionais serão obtidas por meio da unificação e reutilização dos processos de OSS nas cinco filiais da Telefónica.
  • A implantação de processos de planejamento global, em cada um dos edifícios comerciais alinhados ao GCTO (Escritório de Tecnologia do Grupo) e ao Escritório Global de Compras, criará uma sinergia na compra de novos recursos de fornecedores. Como consequência do planejamento eficiente e da melhor previsão dos recursos necessários, os preços serão otimizados.
  • O Comarch Network Planning utiliza o Comarch Network Inventory e um módulo de reconciliação com visibilidade em tempo real dos recursos de rede disponíveis, permitindo uma melhor utilização dos recursos atualmente implantados e reduzindo a necessidade de novos recursos.
  • A implementação do Comarch Configuration Management e do Comarch Auto-discovery Reconciliation irá automatizar a implantação de novos recursos na rede

A facilitação de processos e ferramentas de planejamento também permitirá que o segundo objetivo seja atingido: reduzir o tempo de implantação de novas implementações de recursos no mercado e acelerar do planejamento da rede.

O valor adicional do projeto residirá na simplificação do ambiente de TI em cinco filiais da Telefónica.

Por que Comarch?

"Como parte da estratégia da Telefónica, nossas redes e sistemas de apoio operacional desempenham um papel crucial como facilitadores dos serviços que prestamos a nossos clientes. A implementação do Comarch Next Generation Network Planning é um passo importante para melhorar a eficiência dos processos de otimização e planejamento da rede em nossas filiais da América Latina. A Comarch foi escolhida porque já provou ser uma parceira confiável do Grupo Telefónica na Europa e demonstrou um grande grau de flexibilidade para que nossas necessidades fossem atendidas. A implementação atual fornecerá uma plataforma de integração
para uma melhor solução de OSS, unificada e reutilizada em todo o grupo."

José González Díaz, Director of Transformation & OSS, Global CTO
Telefónica S.A.

Baixe este estudo de caso em PDF

Baixar PDF

Please wait

¿Quer saber mais? Precisa de ajuda com a escolha de produto?

Nos conta das necessidades do deu negócio. Nós vamos achar o produto perfeito para o seu desafio.

Entre em contato conosco