A T-Mobile é uma unidade comercial da Deutsche Telecom. Responsável por operações móveis, concentra-se na maioria dos mercados dinâmicos na Europa e Estados Unidos. Ao final do primeiro trimestre de 2009, mais de 149 milhões de clientes tiveram acesso em dez mercados da T-Mobile. A T-Mobile está gradualmente integrando os sistemas utilizados em suas operações na Europa para simplificar o gerenciamento de rede e fornecer um plataforma de gerenciamento comum para uma entidade que é composta de operadores GSM nacionais múltiplos na Europa.
Devido ao amplo objetivo do projeto, ele foi dividido em diversas fases. A prova de conceito foi realizada durante a primeira fase. A Comarch implementou as funções básicas do sistema, assim como o fornecimento de integração de amostra com outros sistemas da T-Mobile. A meta da fase inicial foi desenvolver e estar de acordo com as funções dos negócios e verificar a funcionalidade das interfaces de imigração. Enquanto isso, as condições para a solução final foram reunidas, além disso, funções essenciais também foram discutidas.
Quando o sistema foi aceito pela operadora, a funcionalidade desenvolvida durante a primeira fase da implementação foi apenas uma base para maior expansão do sistema de gerenciamento de inventário, dentro dos campos de funcionalidade e integração.
A T-Mobile exigia um sistema que oferecesse uma modelagem de serviços integrada e flexível, além de uma ampla capacidade de integração e cooperação contínua com outros sistemas.
Diante dos desafios de hoje no mundo das telecomunicações, a T-Mobile Alemanha consolidou sue ambiente OSS utilizando os princípios NGOSs. O Inventário de Recursos e Serviços (R&SI) é utilizado para gerenciar o cliente em relação aos serviços, recursos em relação a serviços, e recursos utilizados para esses serviços oriundos de inventários e sistemas de gerenciamento de configuração diferentes. O sistema de inventário de recursos e serviços também está integrado a outros sistemas OSS, como gerenciamento de falhas e tickets de defeitos. O projeto R&SI é um elemento essencial da estratégia de migração da T-Mobile em relação às redes de última geração e OSS. Essa é a primeira etapa em relação ao conceito de rede que se organiza e se otimiza automaticamente, que é uma continuação natural do projeto R&SI.
As operações da T-Mobile são constantemente encaradas com uma complicação crescente de serviços disponibilizados, junto com a necessidade de otimizar os processos de Gerenciamento de Incidente, Problemas e Alteração, ao nível de recursos e serviços. Esses desafios levaram a T-Mobile a optar pelo sistema de inventário de serviços, integrado aos sistemas de gerenciamento de inventário e configuração, já presente no ambiente.
O principal problema do projeto T-Mobile foi a cooperação entre o inventário de serviço diferentes sistemas de gerenciamento de inventário de recurso.
De todos os fornecedores de soluções OSS, somente a Comarch ofereceu um produto já estabelecido com uma posição de mercado relevante, juntamente com a possibilidade de implementar condições funcionais específicas em relação ao compartilhamento de dados.
Em alguns domínios de rede, a R&SI é o sistema principal para a criação dos recursos, enquanto em outros, ela somente retém cópias somente leitura dos recursos utilizados para a criação de serviços. A integração com sistemas de terceiros foi realizada pelas informações comuns presentes no ambiente, que permite a simplificação da arquitetura geral e a redução do número de interfaces.
O Comarch Service Inventory acompanha uma função de modelagem de serviço flexível que permite a representação de complicados serviços móveis nas redes dos dias de hoje. Permite a definição de relação de e para múltiplos recursos e camadas de serviços em relação à recursos e entre camadas de recursos em relação ao serviço (RFS) e cliente em relação ao serviço (CFS). O modelo de dados do inventário de serviços da Comarch é baseado no SID. Ele permite associação dos RFSs com diferentes tipos de recursos.
Também permite a representação flexível dos serviços em redes móveis. De acordo com os princípios NGOSS e eTOM, o R&SI é o sistema principal para os modelos de serviço, ou seja, os modelos de serviço mantidos dentro do R&SI são utilizados por aplicações de gerenciamento de falhas e trouble ticketing, e, posteriormente, em todos os aplicativos solicitando acesso ao inventário de serviços (ex.: gerenciamento de SLAs). Essa abordagem resulta em processos e no gerenciamento de modelagem de serviço mais consistente. A propagação de eventos é possível no de serviço e, como alternativa, no nível de recurso, assim como a supressão de eventos baseada em informações de alteração.
Os resultados da implementação do projeto são processos de incidentes, programa e gerenciamento de alteração aperfeiçoados, graças à visibilidade de ponta a ponta dos serviços, integração fácil das camadas de serviços e recursos, e visão geral consolidada da propriedade para serviços.
A cooperação entre a T-Mobile e Comarch não está limitada à instalação de um único sistema. Longe disso, esse é apenas o início de uma transformação complexa de todo o ambiente da T Mobile. Com um esforço contínuo em relação a consolidação do ambiente composto de diversos operadores nacionais, as soluções desenvolvidas pela Comarch terão um papel central em operações futuras da T-Mobile. Uma necessidade crescente para operações unificadas impulsionou a T Mobile em direção à integração, e a Comarch será uma capacitadora essencial durante esse processo.
"De todos os fornecedores que oferecem soluções OSS semelhantes, apenas a Comarch ofereceu um produto já estabelecido no mercado com uma posição significativa, juntamente com a possibilidade de implementarmos requisitos funcionais específicos para um compartilhamento avançado de dados."
Thomas Kiemle, Head of Configuration & Provisioning Systems
Telekom Deutschland
Please wait
Nos conta das necessidades do deu negócio. Nós vamos achar o produto perfeito para o seu desafio.