Por que o EDI?
O intercâmbio de informações comerciais e documentos em papel entre uma rede de varejo e seus fornecedores, acarreta altos custos de processamento de grandes quantidades de informações comerciais e erros que surgem, por exemplo, do ’fator humano’ do tratamento de documentos. Por conta do acima exposto, a implementação da tecnologia de Intercâmbio de Dados Eletrônicos (EDI) foi uma resposta lógica para o desafio de melhorar a comunicação comercial do Carrefour com os fornecedores.
O EDI é um meio rápido, confiável e – em primeiro lugar – seguro de intercâmbio de informações entre parceiros de negócios. Em 2005, o Carrefour Polônia e a Comarch começaram a trabalhar juntos em um projeto piloto relativo a comunicação EDI em massa.
Solução
O projeto de implementação oficial começou em 2007. No início, o Carrefour enviava pedidos eletrônicos para seus fornecedores. Outro estágio do projeto EDI envolve a implementação de faturas eletrônicas e ajustes da fatura. Por conta de introduzir esses tipos de documentos eletrônicos, e como os fornecedores utilizaram ferramentas adicionais para armazenar com segurança as faturas eletrônicas, por exemplo, o módulo Archive da aplicação Comarch EDI, tanto o Carrefour como seus parceiros conseguiram abandonar a troca de documentos em papel e reduziram consideravelmente todos os custos relacionados.
A Comarch também tem fornecido a conversão de dados para os formatos utilizados pelos fornecedores e a partir de seus formatos para os utilizados pelo Carrefour, juntamente com a validação de dados jurídicos e comerciais. Além disso, a Comarch tem fornecido treinamento aos parceiros, gestão de projetos dedicada e o HelpDesk do Comarch EDI para todos os fornecedores do Carrefour.
O módulo Archive do e-Invoicing do Comarch EDI atende aos requisitos da Diretriz de faturamento eletrônico da UE (relativos à emissão, envio e armazenagem de faturas eletrônicas).
Enquanto as faturas eletrônicas estavam sendo implementadas, a empresa começou a enviar documentos de confirmação da entrega (RECADV) através da plataforma Comarch EDI.
Soluções dedicadas também foram desenvolvidas para o Carrefour Polônia, cuja finalidade foi simplificar a comunicação e o processamento de dados:
- Validador do Comarch EDI – monitorar a precisão dos documentos enviados, verificar os valores, moedas, datas, etc.
- Comarch EDI Dubel – evitar o envio das mesmas faturas duas vezes; um serviço que envolve automaticamente o relatório de erros nos documentos enviados.
O Carrefour também utiliza o Comarch EDI Tracking, que apresenta informações atualizadas sobre o status dos documentos – se eles foram adequadamente processados pela plataforma, e se foram entregues e lidos pelos parceiros.
Além de implementar o projeto EDI, a Comarch participou da aquisição da Ahold pelo Carrefour Polônia (julho de 2007). A Comarch teve o prazer de trabalhar com o Carrefour Polônia para combinar e reorganizar a estrutura dos projetos EDI, previamente gerenciados em ambas as redes.
Recentemente, a empresa decidiu estender sua presença em toda a nação e começou a cooperar com redes de postos de gasolina para lançar novas lojas do Carrefour em seus postos. A Comarch EDI também foi utilizada nos processos de troca de dados neste novo conceito.
Resultados
O compromisso conjunto do Carrefour Polônia e da Comarch durante a implementação do projeto, rendeu frutos na forma de mais de 1.000 fornecedores, no que diz respeito ao intercâmbio de pedidos de compra e faturas eletrônicas. A maioria deles decidiu abandonar totalmente as faturas de papel. A rede troca atualmente milhares de documentos eletrônicos com seus fornecedores. Além dos documentos eletrônicos “básicos”, como pedidos de compra e faturas, os fornecedores também podem transferir confirmações de entrega eletrônicas com o Carrefour.
A implementação do sistema EDI resultou nos seguintes benefícios:
- custos reduzidos relacionados com o gerenciamento de documentos em papel (preenchimento, impressão, envio, armazenagem, etc.)
- redução nos custos de arquivamento de documentos
- monitoramento de documentos enviados e possível resposta rápida, dependendo da situação
- automatização dos processos
- otimização dos processos logísticos
- menos documentos errôneos, o que normalmente acompanha o processamento manual
Por que a Comarch?
Durante vários anos, ajudamos nossos clientes de vários setores a otimizar os processos em toda a cadeia de suprimentos (desde a troca de dados, passando pela execução de pedidos, até o faturamento e pagamento). Entre os usuários do Comarch EDI estão pequenas e médias empresas, bem como corporações globais de 30 países (incluindo o Grupo Metro, Leroy Merlin, Unilever, BIC).